Comprar Carro Elétrico ou Carro Híbrido

Comprar Veículo Híbrido ou ElétricoSaiba se vale a pena comprar um carro novo elétrico ou um carro novo híbrido. Encontre diversos conselhos para poupar dinheiro e tomar a decisão certa. Conheça as diferenças entre ambos os tipos de automóvel.

Depois de você ter lido vários conselhos para comprar um carro novo, o mais certo é que esteja com dúvidas se deve optar por comprar um veículo híbrido ou elétrico. Pois, estes dois tipos de carros oferecem menores custos em termos de gastos adicionais, seguro, imposto sobre veículos, manutenção e preço do combustível. Nesse artigo também vimos vários conselhos para escolher adequadamente o melhor automóvel para si, mas apenas consideramos os carros a gasolina e a diesel. Por isso, neste artigo poderá encontrar toda informação necessária sobre estas novas motorizações.

O que é um Carro Elétrico?

Se falamos de um carro elétrico, o que vem logo à cabeça é que tem um motor elétrico. E assim é. Este motor funciona tem como combustível a energia acumulada nas baterias, que se carregam na rede elétrica (igual ao que acontece com um telemóvel, mas neste caso num carro).

Ao contrário dos carros convencionais, um carro elétrico só tem acelerador e travão, assim como uma caixa de velocidades apenas com as mudanças de ponto morto, marcha atrás e andamento. Como não tem velocidades, a condução de um carro elétrico é similar a um carro automático, mas é mais suave e cómoda. São muito silenciosos. O seu inconveniente é a autonomia das baterias, tornando o carro elétrico mais limitado que os carros a gasolina ou a diesel.

O que é um Carro Híbrido?

Um carro híbrido é algo como a combinação de um carro a gasolina ou diesel e um carro elétrico. Este tipo de automóvel tem um motor de combustão interna eficiente, uma caixa de mudanças automática, e o seu depósito de combustível (gasolina ou gasóleo), e por sua vez um motor elétrico com as suas baterias recarregáveis.

Um veículo híbrido é movido por dois motores: elétrico e combustão (gasolina ou gasóleo). Pode funcionar com um só motor, ou com os dois ao mesmo tempo, dependendo da potência necessária. A baixas velocidades é possível usar apenas o motor elétrico para mover o carro. O sistema elétrico é responsável por gerir automaticamente e decidir quando os dois motores devem entrar em funcionamento.

Poupar Dinheiro a longo prazo

Um carro elétrico tem atualmente um preço de compra muito mais elevado que um automóvel a gasolina ou a diesel. De todos os modos, o estado oferece diversos descontos em termos de impostos na compra deste tipo de veículo. Mas, mesmo sendo mais caros, devido aos veículos elétricos serem eficientes, permitem poupar mais dinheiro. Isto é, para fazer 100 km gastam menos dinheiro, quando comparado com o dinheiro necessário para fazer o mesmo percurso com veículos a gasolina ou a diesel. Além disso, os travões de um veículo elétrico duram mais kilometros devido ao sistema de recuperação de energia.

Contudo, é preciso também ter em conta os kilometros que faz diariamente e das suas necessidades em termos de transporte e espaço. Daí, na maior parte dos casos os veículos híbridos serem a melhor opção.